USP ensina Sociologia

mídias

Gênero e Mídia

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Gênero e Mídia: A questão do aborto.
autora: Maria Talib

junho / 2011
 

A interrupção voluntária da gravidez é o tema central desta discussão. No Brasil o aborto ainda é criminalizado e ilegal (exceto nos casos de risco de vida à mulher ou gravidez decorrente de estupro) o que implica em situações de abortamento realizadas de maneira insegura e extremamente danosas à saúde física e psíquica das mulheres. Este debate delicado é permeado por questões filosóficas, religiosas, políticas, morais, culturais, etc., no entanto não deve deixar de ser feito. Os meios de comunicação de massa configuram-se como  importantes difusores desse debate, trazendo à tona discussões acerca do tema e também pautando seu tom. Nesse sentido, o texto abordará brevemente o tratamento da questão do aborto em algumas mídias,  e o seu papel na ampliação do acesso ao assunto.

 


Texto - Atividades didáticas
 

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Gênero e Mídia

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Gênero e Mídia: A questão do aborto.
autora: Maria Talib

junho / 2011
 

A interrupção voluntária da gravidez é o tema central desta discussão. No Brasil o aborto ainda é criminalizado e ilegal (exceto nos casos de risco de vida à mulher ou gravidez decorrente de estupro) o que implica em situações de abortamento realizadas de maneira insegura e extremamente danosas à saúde física e psíquica das mulheres. Este debate delicado é permeado por questões filosóficas, religiosas, políticas, morais, culturais, etc., no entanto não deve deixar de ser feito. Os meios de comunicação de massa configuram-se como  importantes difusores desse debate, trazendo à tona discussões acerca do tema e também pautando seu tom. Nesse sentido, o texto abordará brevemente o tratamento da questão do aborto em algumas mídias,  e o seu papel na ampliação do acesso ao assunto.

 


Texto - Atividades didáticas
 

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Gênero e Mídia

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Gênero e Mídia: A questão do aborto.
autora: Maria Talib

junho / 2011
 

A interrupção voluntária da gravidez é o tema central desta discussão. No Brasil o aborto ainda é criminalizado e ilegal (exceto nos casos de risco de vida à mulher ou gravidez decorrente de estupro) o que implica em situações de abortamento realizadas de maneira insegura e extremamente danosas à saúde física e psíquica das mulheres. Este debate delicado é permeado por questões filosóficas, religiosas, políticas, morais, culturais, etc., no entanto não deve deixar de ser feito. Os meios de comunicação de massa configuram-se como  importantes difusores desse debate, trazendo à tona discussões acerca do tema e também pautando seu tom. Nesse sentido, o texto abordará brevemente o tratamento da questão do aborto em algumas mídias,  e o seu papel na ampliação do acesso ao assunto.

 


Texto - Atividades didáticas
 

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Redes Sociais

O papel das redes sociais no acesso a oportunidades de emprego
Autora: Ana Carolina Silva Andrada

dezembro / 2013

O texto tem como objetivo apresentar a literatura que trata do acesso a oportunidades de emprego, a partir da análise das relações sociais dos indivíduos em busca de trabalho. As redes de relações sociais podem ser importantes canais de acesso a informações sobre oportunidades profissionais. Na busca por um emprego, esses contatos pessoais podem exercer ainda, um papel que vai além da circulação de informações. Eles podem ser influências importantes, no que diz respeito às decisões dos empregadores de contratar determinado candidato, isto é, estar ligado a indivíduos que tomam decisões com respeito a contratações, pode resultar em chances maiores de efetivação. As características desses laços sociais e da rede de relações do indivíduo, como um todo, são tomadas como dados importantes para se compreender como se dá a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho.

TextoAtividades didáticas
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Das sociedades em rede às redes sociais digitais
Autora: Priscilla Parada

dezembro / 2010

O enfoque desse texto é o advento da Internet e o uso das redes sociais digitais, tão comuns ao universo dos jovens e adolescentes. A proposta é apresentar um panorama acerca do conceito de sociedade em rede, que se caracteriza pelas relações mediadas pelas tecnologias de comunicação e informação, passando pelo surgimento da Internet, pela cultura da sociedade em rede, focando os esforços na apresentação de alguns autores que definem e descrevem as redes sociais digitais e seus impactos, positivos e negativos, no cotidiano das pessoas.

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Internet, redes sociais e discussões sobre suas formas de uso
Autor: Lucas Bulhões

dezembro / 2016

O tema de estudo deste texto teórico – a internet e as redes sociais – que justificaria uma transposição para uma sequência didática passível de utilização em sala de aula pode não parecer essencial ou útil num primeiro momento; porém a intenção é oferecer um ambiente e um pretexto de discussão das formas de uso das tecnologias cada vez mais embrenhadas na vida cotidiana – inclusive na vida escolar.
Para isso, proponho uma leitura em dois eixos: o primeiro se apoiando sobre a transição da sociedade disciplinar de Foucault para a sociedade de controle de Gilles Deleuze. Já o segundo se apoiaria nos impactos consequentes da mudança paradigmática de tecnologia entendida por Manuel Castells.

Texto - Atividades didáticas
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Redes Sociais

O papel das redes sociais no acesso a oportunidades de emprego
Autora: Ana Carolina Silva Andrada

dezembro / 2013

O texto tem como objetivo apresentar a literatura que trata do acesso a oportunidades de emprego, a partir da análise das relações sociais dos indivíduos em busca de trabalho. As redes de relações sociais podem ser importantes canais de acesso a informações sobre oportunidades profissionais. Na busca por um emprego, esses contatos pessoais podem exercer ainda, um papel que vai além da circulação de informações. Eles podem ser influências importantes, no que diz respeito às decisões dos empregadores de contratar determinado candidato, isto é, estar ligado a indivíduos que tomam decisões com respeito a contratações, pode resultar em chances maiores de efetivação. As características desses laços sociais e da rede de relações do indivíduo, como um todo, são tomadas como dados importantes para se compreender como se dá a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho.

TextoAtividades didáticas
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Das sociedades em rede às redes sociais digitais
Autora: Priscilla Parada

dezembro / 2010

O enfoque desse texto é o advento da Internet e o uso das redes sociais digitais, tão comuns ao universo dos jovens e adolescentes. A proposta é apresentar um panorama acerca do conceito de sociedade em rede, que se caracteriza pelas relações mediadas pelas tecnologias de comunicação e informação, passando pelo surgimento da Internet, pela cultura da sociedade em rede, focando os esforços na apresentação de alguns autores que definem e descrevem as redes sociais digitais e seus impactos, positivos e negativos, no cotidiano das pessoas.

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Internet, redes sociais e discussões sobre suas formas de uso
Autor: Lucas Bulhões

dezembro / 2016

O tema de estudo deste texto teórico – a internet e as redes sociais – que justificaria uma transposição para uma sequência didática passível de utilização em sala de aula pode não parecer essencial ou útil num primeiro momento; porém a intenção é oferecer um ambiente e um pretexto de discussão das formas de uso das tecnologias cada vez mais embrenhadas na vida cotidiana – inclusive na vida escolar.
Para isso, proponho uma leitura em dois eixos: o primeiro se apoiando sobre a transição da sociedade disciplinar de Foucault para a sociedade de controle de Gilles Deleuze. Já o segundo se apoiaria nos impactos consequentes da mudança paradigmática de tecnologia entendida por Manuel Castells.

Texto - Atividades didáticas
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Redes Sociais

O papel das redes sociais no acesso a oportunidades de emprego
Autora: Ana Carolina Silva Andrada

dezembro / 2013

O texto tem como objetivo apresentar a literatura que trata do acesso a oportunidades de emprego, a partir da análise das relações sociais dos indivíduos em busca de trabalho. As redes de relações sociais podem ser importantes canais de acesso a informações sobre oportunidades profissionais. Na busca por um emprego, esses contatos pessoais podem exercer ainda, um papel que vai além da circulação de informações. Eles podem ser influências importantes, no que diz respeito às decisões dos empregadores de contratar determinado candidato, isto é, estar ligado a indivíduos que tomam decisões com respeito a contratações, pode resultar em chances maiores de efetivação. As características desses laços sociais e da rede de relações do indivíduo, como um todo, são tomadas como dados importantes para se compreender como se dá a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho.

TextoAtividades didáticas
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Das sociedades em rede às redes sociais digitais
Autora: Priscilla Parada

dezembro / 2010

O enfoque desse texto é o advento da Internet e o uso das redes sociais digitais, tão comuns ao universo dos jovens e adolescentes. A proposta é apresentar um panorama acerca do conceito de sociedade em rede, que se caracteriza pelas relações mediadas pelas tecnologias de comunicação e informação, passando pelo surgimento da Internet, pela cultura da sociedade em rede, focando os esforços na apresentação de alguns autores que definem e descrevem as redes sociais digitais e seus impactos, positivos e negativos, no cotidiano das pessoas.

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Internet, redes sociais e discussões sobre suas formas de uso
Autor: Lucas Bulhões

dezembro / 2016

O tema de estudo deste texto teórico – a internet e as redes sociais – que justificaria uma transposição para uma sequência didática passível de utilização em sala de aula pode não parecer essencial ou útil num primeiro momento; porém a intenção é oferecer um ambiente e um pretexto de discussão das formas de uso das tecnologias cada vez mais embrenhadas na vida cotidiana – inclusive na vida escolar.
Para isso, proponho uma leitura em dois eixos: o primeiro se apoiando sobre a transição da sociedade disciplinar de Foucault para a sociedade de controle de Gilles Deleuze. Já o segundo se apoiaria nos impactos consequentes da mudança paradigmática de tecnologia entendida por Manuel Castells.

Texto - Atividades didáticas
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