Cultura Indígena
Autora: Roberta de Queiroz Hesse
julho / 2017
O presente artigo tem por objetivo apresentar brevemente o debate contemporâneo da antropologia sobre o conceito de aculturação. Até a década de 70 havia na antropologia uma previsão fatalista sobre o futuro dos povos indígenas. Estes estariam todos condenados à assimilação, ou seja, à total descaracterização de seus elementos culturais tradicionais e consequentemente à incorporação completa nas sociedades nacionais. Em décadas mais recentes os mais diversos contextos etnográficos apontam para outro fenômeno, mais complexo e minucioso: a transformação de aspectos culturais, a ressignificação de certos elementos que não implica uma descaracterização cultural, ao contrário, afirma uma identidade, um modo particular de existência. Assim, diversos especialistas se voltaram para o problema das transformações culturais, levando à
conceptualização da cultura enquanto aculturação, enquanto um movimento eterno de transformação dos elementos em contato.
Autora: Camila Galan de Paula
É bastante comum que afirmativas como “índios que usam roupas, celulares e comem produtos industrializados não são mais índios”, ou “só é índio quem vive na floresta” apareçam em discursos do senso-comum, seja na mídia, seja em outros espaços. Tais asserções, da perspectiva da antropologia social, não fazem sentido. O objetivo aqui será o de explicitar os motivos para isso e apresentar sintética e simplificadamente um caso etnográfico da relação de uma população indígena no Brasil com mercadorias e dinheiro. Em primeiro lugar, apresentam-se brevemente os critérios jurídicos usados na circunscrição das figuras de direito relacionadas aos índios no país desde a Constituição Federal de 1988. Em seguida, serão expostas algumas críticas antropológicas ao que se costuma denominar essencialismo cultural, em especial no que toca a questão das populações indígenas no Brasil.
A criatividade indígena e a cultura material
Autor: Daniel Belik
junho / 2010
Este texto enfocará a importância da cultura material para o desenvolvimento das populações indígenas. Trata-se de um tema que se encontra na intersecção de muitos campos do conhecimento e por isso pode ser trabalhado a partir de diferentes vieses, tais como o da arqueologia, da antropologia (etnologia indígena), da História, da arquitetura e das artes plásticas e visuais. Os estudos de cultura material constituem uma via privilegiada para acessar as dimensões mais recônditas da sociedade, seus aspectos encobertos nas relações sociais, o modo como as narrativas míticas influenciam a construção da visão de mundo, como operam as transformações culturais, enfim como uma dada sociedade se concebe expressando-se por meio de símbolos.
Mapa das principais coleções Musée du quai Branly
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