USP ensina Sociologia

Movimentos Sociais

Movimentos Sociais: Uma compreensão possível a partir do Movimento Feminista

Autora: Letícia Pinho da Silva

dezembro / 2017

A proposta de tema a ser elaborado no artigo teórico e roteiro de atividades didáticas é Movimentos Sociais, que faz parte do currículo da Sociologia para o ensino médio. Essa escolha foi feita com base na importância de se compreender os novos movimentos sociais e as mobilizações da atualidade à luz de discussões teóricas da Sociologia.
Esse trabalho tem como ponto de partida apresentação mais geral sobre Movimentos Sociais, que é um tema clássico e muito amplo das Ciências Sociais, para um recorte mais específico que é a participação política de mulheres no movimento feminista. A ideia é partir do movimento feminista, que é um tipo de movimento social que tem bastante repercussão atualmente para discutir o conteúdo proposto trabalhando alguns eixos como gênero, participação política e mobilizações.

Texto - Atividades didáticas

______________________________________________________________

O que é reconhecimento? Teoria Crítica e os novos movimentos sociais

Autora: Barbara Cristina Soares Santos

julho / 2017

Com a mudança de diagnóstico de tempo das democracias contemporâneas, os movimentos sociais assumiram novas demandas e enfrentaram outras formas de dominação social que precisavam ser identificadas a partir de novas categorias de emancipação e lidas em uma nova gramática dos conflitos sociais. Esses conflitos iam para além da dominação de uma classe sobre a outra, e abrangiam diversas causas e motivações, não só econômicas, mas também políticas, sociais, culturais e jurídicas. Entraram nesse contexto, portanto, as lutas do movimento feminista, LGBT, indígena, negro, de imigrantes, entre outros. A teoria crítica, diante disso, precisa a todo tempo se renovar para pensar e conceituar os diagnósticos de lutas desses movimentos sociais. Qual seria então a relação entre esses teóricos críticos com os movimentos sociais de seu tempo? Todo movimento social seria emancipatório?

Texto - Atividades didáticas

______________________________________________________________

Movimentos sociais contemporâneos

Autora: Ana Flávia Bádue

junho / 2013

Os movimentos sociais compõem um tema de estudos que se tornou clássico nas Ciências Sociais, seja na Sociologia, na Ciência Política ou na Antropologia, tanto no Brasil quanto na Europa e nos Estados Unidos. O objetivo deste paper é apresentar uma entre tantas leituras possíveis, focalizando a temática da forma de organização das mobilizações sociais contemporâneas. Contudo, antes é preciso refletir sobre a explosão de teorias existentes sobre movimentos sociais, pois veremos que há uma profunda relação entre as teorias e as formas de organização coletiva.

Texto - Atividades didáticas

______________________________________________________________

Localização

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
R. Prof. Luciano Gualberto, 315
Prédio de Ciências Sociais e Filosofia -  2o. andar - sala  13
Cidade Universitária - São Paulo - SP
 
 

Website melhor visualizado nos navegadores Firefox 3
ou superior e Google Chrome
Desenvolvido por: Regina Cariello