USP ensina Sociologia

Diversidade Cultural

Sociologia e Conflitos Ambientais

Autora: Marília Pinheiro Rosa de Castro

dezembro / 2017

É apenas a partir do início da década de 70 que o meio ambiente vai sendo pensado como objeto epistêmico das ciências sociais e particularmente na sociologia. O desenvolvimento de reflexões acerca da relação Sociedade - Natureza nessas áreas está intimamente relacionado com a disseminação, no debate público, da discussão ambiental.”
Segundo Almeida (2005), a transformação do ambiente em uma verdadeira “questão” (a chamada “questão ambiental”) se dá não apenas a partir da consideração acadêmica dos problemas ambientais como frutos do modelo urbano-industrial de desenvolvimento, mas também de um debate político já então se institucionalizando acerca desses problemas.
Buscaremos aqui dar conta, mesmo que de maneira sucinta, das principais linhas de investigação e abordagens na sociologia (socio)ambiental, primeiramente à nível internacional, para então refletir sobre como essas abordagens foram adaptadas e transformadas pelos teóricos brasileiros.

Texto - Atividades didáticas

______________________________________________________________

Amazônia, populações tradicionais e conflitos territoriais

Autora: Luisa Setton

dezembro / 2012

O objetivo deste artigo é refletir sobre a diversidade cultural da Amazônia, entendendo que para compreendê-la profundamente, é necessário esclarecer alguns outros temas relacionados à região. As características ambientais, o histórico dos projetos e ciclos de exploração econômica que por lá ocorreram, são um exemplo desta contextualização necessária. Este pano de fundo é fundamental para a compreensão dos atuais conflitos de territorialização, que em muito se relacionam às populações tradicionais, ao processo de reconhecimento da diversidade e aos processos de etnificação decorrentes. Com esses elementos, será possível, então, introduzir o entendimento sobre esta região e suas complexas realidades naturais, sociais e políticas.

TextoAtividades didáticas

______________________________________________________________

Entre humanos e animais
Autora: Renata Harumi Cortez

dezembro / 2013

O presente artigo tem a intenção de mapear algumas contribuições antropológicas a respeito das relações entre seres humanos e os animais, sejam eles animais de consumo ou animais de estimação. Parto do pressuposto de que os animais são percebidos e tratados de acordo com cada cultura e, portanto, diferentes cosmologias suscitam diferentes tratamentos.

TextoAtividades didáticas

______________________________________________________________