USP ensina Sociologia

política

Corrupção

Corrupção e Accountability nas Ciências Sociais
Autor: Thiago do Nascimento Fonseca

dezembro / 2011

O presente trabalho pretende discutir de modo sistemático os estudos centrados na corrupção e no seu combate, apontando suas contribuições, deficiências metodológicas e limites teóricos. Antes que esclarecer o fenômeno ou desvendar questões, pretende-se apresentar o debate presente nas Ciências Sociais, a fim de oferecer um panorama geral sobre as diferentes dimensões do problema.

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Populismo

O conceito de populismo ao longo do tempo
Autor: Ricardo S. Lugó

dezembro / 2010

Neste texto, procuramos mostrar o surgimento do populismo ainda no século 19, como o fenômeno foi estruturado e trabalhado por cientistas políticos, sociólogos, historiadores, economistas e filósofos ao longo do tempo, a forte crítica conceitual que recebeu de historiadores a partir da segunda metade dos anos 80 e, por fim, a atualização do conceito feita nesta década por cientistas políticos, para dar conta da análise dos problemas contemporâneos. Estaríamos, então, diante do neopopulismo.

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Gênero

Igualdade de Gênero na Política

Autora: Ana Beatriz Martins Craveiro

julho/2017 (revisto para publicação em setembro/2018)

Este artigo tem como objetivo apresentar parte do debate da Ciência Política acerca da igualdade de gênero na política. Para isso, será retomado o processo histórico que levou à expansão dos direitos políticos para as mulheres e suas implicações para a emancipação política das mulheres. Pretende-se mostrar que a igualdade formal coexistiu com a desigualdade substantiva na esfera privada. Uma implicação política importante da manutenção da desigualdade é a baixa presença de mulheres nas arenas decisórias. Por fim, serão apresentados os argumentos de duas autoras feministas, Anne Phillips e Melissa Williams, para reivindicar paridade nos espaços de tomada de decisão.

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Direitos sexuais e reprodutivos, o tema do aborto no Brasil e na América Latina

Autora: Juliana Vieira Wahl Pereira

dezembro/2017

O aborto é um tema polêmico que mobiliza sentimentos e experiências, muitas vezes difíceis, na sociedade como um todo. Afeta as normas sociais construídas e reconstruídas ao longo de séculos assim como com conceitos científicos, filosóficos, sociológicos etc (Roseira, 2007). Tomo como perspectiva de análise neste trabalho, a concepção da prática do aborto como um exercício do direito das mulheres, e um problema de saúde pública na América Latina, como diversos estudos têm demonstrado no âmbito das ciências sociais no Brasil (Brasil, 2009; Diniz, 2007; Diniz e Medeiros, 2010).
Pretendo, neste texto, primeiramente contextualizar a discussão dos direitos sexuais e reprodutivos, discutir como as disputas em torno à descriminalização do aborto se dão em diferentes países da região.

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A escola como local de reprodução e reafirmação de estereótipos de gênero: é possível romper com essa lógica?

Autora: Daniele Dionizio

dezembro / 2017

As questões de gênero têm ocupado um importante lugar nas pesquisas científicas. Trabalhos ligados à identificação pessoal para além do sexo biológico; violência de gênero; homofobia; entre tantos outros aspectos que tangem esse universo, estão sendo produzidos nas diversas áreas do conhecimento, em diálogo com sociedades que discutem e demandam explicações para essas questões. A relação entre gênero e educação escolar tem despertado interesse, não apenas na produção científica, mas também no âmbito das decisões políticas relacionadas aos currículos pedagógicos.
Na sociedade ocidental contemporânea, as características emocionais e divisão das atividades são estabelecidas em função de um androcentrismo histórico, que atribui ao homem as atividades rentáveis, não relativas ao ambiente doméstico, assim como as características mais severas no ponto de vista afetivo, enquanto às mulheres são atribuídos o trabalho doméstico e as características afetivas consideradas socialmente positivas.

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Pierre Bourdieu e a dominação masculina

Autora: Marcella Uceda Betti

dezembro / 2011

O texto analisa a questão da dominação masculina, de acordo com a perspectiva de Pierre Bourdieu. Este autor aponta que a dominação do “masculino” sobre o “feminino” se dá porque a dominação masculina não carece de legitimação, pois ela é justificada por meio das diferenças biológicas percebidas entre os sexos e é incorporada pelos indivíduos na forma de esquemas de percepção, ação e preferência duráveis, ou seja, por meio do habitus. Como em toda dominação, os esquemas de pensamento dominantes influenciam também os dominados, que acabam por legitimar ainda mais a dominação: as próprias mulheres acabariam, segundo Bourdieu, por reproduzir as representações que as depreciam na ordem social. A intenção deste trabalho é a de problematizar essas questões por meio da obra de Bourdieu e da análise de comentaristas, sobretudo do movimento feminista, que questionam alguns pontos da teoria bourdiana a respeito da dominação masculina.

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Gênero e Mídia: A questão do aborto
Autora: Maria Talib 

junho / 2011

A interrupção voluntária da gravidez é o tema central desta discussão. No Brasil o aborto ainda é criminalizado e ilegal (exceto nos casos de risco de vida à mulher ou gravidez decorrente de estupro) o que implica em situações de abortamento realizadas de maneira insegura e extremamente danosas à saúde física e psíquica das mulheres. Este debate delicado é permeado por questões filosóficas, religiosas, políticas, morais, culturais, etc., no entanto não deve deixar de ser feito. Os meios de comunicação de massa configuram-se como  importantes difusores desse debate, trazendo à tona discussões acerca do tema e também pautando seu tom. Nesse sentido, o texto abordará brevemente o tratamento da questão do aborto em algumas mídias,  e o seu papel na ampliação do acesso ao assunto.

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Estudos de gênero no âmbito das Ciências Sociais
autora: Erica Janecek de Mello

junho / 2010

Este texto tem como objetivo conceituar e mostrar as principais problemáticas e discussões relacionadas aos estudos de gênero no âmbito das Ciências Sociais. Para tanto, traçou-se um panorama nacional e internacional da temática, tendo como referência os principais autores clássicos e contemporâneos.

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Sugestão de MúsicasLivros que podem ser utilizados como recursos didáticos.

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Corpo, sexo, e gênero: constribuições das teorias antropológicas classicas as contemporâneas
Autora: Letícia Yumi Shimoda

junho / 2013

partir do debate acerca das noções de gênero e sexo presente nas Ciências Sociais, esse artigo percorrerá brevemente a linha de estudos dessa temática desenvolvida por autores chave, sobretudo os do campo da antropologia. Serão feitas considerações quanto aos estudos clássicos que se referiram a homem e mulher – a noção de gênero ainda ausente na antropologia, desenvolvido por Marcel Mauss acerca do corpo e por Margareth Mead, acerca do temperamento sexual. Ambos buscavam distanciar-se de visões biologizantes e naturalistas que abordam o comportamento de homens e mulheres como conseqüência direta do sexo biológico. Numa abordagem contemporânea, dentro do debate fundamental da antropologia quanto à dicotomia natureza/cultura, M. Foucault é um autor influente que inspirou estudos posteriores de sexo e gênero ao desconstruir a idéia de cultura como regulatória de um sexo e sexualidade originais e precedentes ao discurso. O autor ainda atenta para o poder, dimensão importante presente no discurso e nos saberes que modelam corpos e regulam sexualidades.

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Democracia

Trajetória do Voto no Brasil e no mundo
Autor:  Gustavo Fernandes de Paula

dezembro / 2017

O objetivo desse trabalho é apresentar uma trajetória histórica do direito a voto no Brasil e no mundo. O enfoque está no processo de garantia de direitos políticos, em particular o direito a votar e ser votado, com seus avanços e retrocessos ao longo do tempo, até os dias de hoje, onde há sufrágio universal na maior parte dos países do Ocidente, inclusive Brasil.
Inicialmente, explica-se o voto como um tipo de direito político (direito a votar e ser votado), sendo apresentada uma evolução histórica desses direitos em diversos países ao redor do mundo, em particular, no Brasil, por meio de explanação de autores clássicos como Thomas Humprey Marshall (1967) e José Murilo de Carvalho (2008).
Na sequência, por meio de texto de Bernard Manin (2002), é discutida a trajetória da representação política e do direito ao voto em países como França, Inglaterra e Estados Unidos. Quanto ao Brasil, o texto de Jairo Nicolau (2002) e o trabalho realizado por Fernando Limongi, José Antonio Cheibub e Argelina Figueiredo Cheibub (2015) trazem um panorama histórico, desde o período imperial, até os dias de hoje. Percebe-se, ao longo do texto, que as regras eleitorais, como restrição a quem pode votar e ser votado, e os custos para os eleitores votarem, afetam a representação política, o número de eleitores, o comparecimento eleitoral, o número de votos válidos e o incentivo ou inibição a fraudes eleitorais que, em última análise, impactam o pleno exercício dos direitos políticos.

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As concepções contemporâneas de democracia
Autora:  Juliana Nonato Corrêa

junho / 2011

O presente texto procura discorrer sobre algumas das principais concepções contemporâneas de democracia, elencando suas dimensões e maneiras de medir sua qualidade, de acordo com cientistas políticos importantes no debate atual sobre o tema. Para que possamos entender o conceito na atualidade, trataremos também dos direitos civis, sociais e políticos, intimamente relacionados ao desenvolvimento da democracia. Por fim, apresentaremos uma breve discussão sobre a democracia no Brasil, e a possível emergência de uma nova cultura política no país.

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Localização

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
R. Prof. Luciano Gualberto, 315
Prédio de Ciências Sociais e Filosofia -  2o. andar - sala  13
Cidade Universitária - São Paulo - SP
 
 

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