USP ensina Sociologia

Material Didático

O material disponível no site é desenvolvido no Laboratório de Ensino de Sociologia (LES) pelos alunos de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Toda a produção é voltada para o desenvolvimento de conteúdos e estratégias didáticas que auxiliem o trabalho docente com a disciplina de Sociologia no Ensino Médio. A proposta intenciona tornar disponíveis repertórios didáticos construídos pelos alunos de Licenciatura durante o Estágio Supervisionado. Tais repertórios compreendem:

• um texto teórico de apoio ao professor, construído a partir de uma revisão de literatura vigorosa sobre a temática em pauta;

• atividades didáticas relacionadas ao conteúdo elaborado e apresentado no texto teórico.

Os temas dos conteúdos e dos materiais didáticos abordam as três áreas das Ciências Sociais, quais sejam: a Antropologia, a Ciência Política e a Sociologia. A escolha do tema é de responsabilidade do aluno, mas respeitando o princípio dos conteúdos usualmente trabalhados nas aulas de Sociologia do Ensino Médio. O site pretende promover a interação entre professores do Ensino Médio e alunos da Licenciatura, por isso estará em permanente construção. Contamos com sua colaboração, aluno ou professor, para podermos aprimorá-lo constantemente. Textos, repertórios didáticos, sugestões e críticas serão bem-vindos e podem ser enviados para les@usp.br.