USP ensina Sociologia

Artigos sobre Educação e Ensino de Sociologia

 
Universidade, passado e futuro – Ana Paula Hey
Hoje, quando se fala em universidade, nos referimos a uma parcela do sistema de educação superior, pois nos anos 1990 se vivenciou um processo de diversificação dos modelos institucionais, distinguindo faculdades, centros universitários e universidades. Quanto mais se fala no imperativo da educação, mais se acirram as lutas entre categorias sociais para se apropriar desse espaço e transformá-lo segundo suas necessidades... (leia mais)
 
Licenciatura em ciências sociais e ensino de sociologia: entre o balanço e o relato - Amaury César de Moraes
Nesse texto pretendo apresentar um breve resumo das questões centrais referentes ao ensino de sociologia na escola média brasileira: a intermitência desse ensino, a fragmentação das pesquisas, as dificuldades na consolidação de conteúdos mínimos e de material didático... (leia mais)
 
Inclusão e governamentalidade - Alfredo Veiga-Neto e Maura Corcini Lopes
O artigo parte dos conceitos de governamento, biopoder, norma e governamentalidade para argumentar no sentido de que as políticas de inclusão – especialmente as políticas de inclusão escolar – são dispositivos biopolíticos para o governamento e o controle das populações... (leia mais)
 
A influência do(a) professor(a) - Antonio Ozaí da Silva
A leitura de Humano, demasiado humano, obra de Friedrich Nietzsche, me fez pensar sobre a influência que os professores têm sobre os seus alunos. Nem me refiro à influência direta, escancarada e, em alguns casos, descaradamente doutrinária. Não! Penso na influência insinuante, quase imperceptível até mesmo para o professor, cuja origem está na reverência à autoridade... (leia mais)
 
A sociologia da educação de Pierre Bourdieu:limites e contribuições - Cláudio Marques Martins Nogueira e Maria Alice Nogueira
O artigo destaca as contribuições e aponta alguns limites da Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu. Na primeira parte, são analisadas as reflexões do autor sobre a relação entre herança familiar (sobretudo, cultural) e desempenho escolar. Na segunda parte, são discutidas suas teses sobre o papel da escola na reprodução e legitimação das desigualdades sociais... (leia mais)
 
Favorecimento econômico e excelência escolar: um mito em questão - Maria Alice Nogueira
Na pesquisa educacional brasileira ainda carecemos de estudos sobre os processos de escolarização dos jovens originários de famílias privilegiadas do ponto de vista econômico. O presente trabalho propõe-se a incursionar, portanto, em terreno altamente lacunar, apresentando alguns resultados parciais de um estudo realizado, em 2000-2001, com 25 famílias de grandes e médios empresários(as) de Minas Gerais.... (leia mais)
 
Propostas para o ensino de Ciências Sociais - Nilson Nobuaki Yamauti
Segundo a Constituição em vigor, um dos objetivos da educação seria a preparação do indivíduo para o exercício da cidadania. Dentre outros fins estipulados pela LDB, a educação superior deve estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente... (leia mais)
 
"Isso é política, meu!" socialização militante e institucionalização dos movimentos sociais - Ana Maria F. Almeida e Rosangela Carrilo Moreno
Como se cria uma associação militante? Que elementos e/ou processos são necessários para que indivíduos ajam como um grupo para criar uma organização destinada a atuar no espaço político? Esta questão foi discutida numa pesquisa que focalizou um grupo de jovens rappers negros que fundou uma associação no final dos anos 1990 em Campinas, SP...(leia mais)
_______________________________________________________________

Localização

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
R. Prof. Luciano Gualberto, 315
Prédio de Ciências Sociais e Filosofia -  2o. andar - sala  13
Cidade Universitária - São Paulo - SP
 
 

Website melhor visualizado nos navegadores Firefox 3
ou superior e Google Chrome
Desenvolvido por: Regina Cariello