USP ensina Sociologia

Fotografia e Ciências Sociais
Autora: Bruna Serena Casciano

Dezembro / 2016

É sabido que nos dias atuais a fotografia está presente nos mais variados locais: nos noticiários, nas revistas e jornais,  nas lojas, nos rótulos,  nas propagandas, enfim, ela permeia toda a vida cotidiana. Por vivermos em uma sociedade que faz da imagem um meio de comunicação de extrema relevância é preciso compreender a fotografia como uma linguagem dotada de características próprias. Deste modo é essencial inserir o aluno do ciclo básico de ensino nos debates realizados em torno da imagem fotográfica. Além da necessidade da compreensão da imagem como modo de linguagem, o estudante poderá utilizar a fotografia como modo de compreensão do mundo social no qual está inserido, abrindo possibilidades para a compreensão do universo cultural e simbólico que o cerca.

Texto - Atividades didáticas

_______________________________________________________________________