USP ensina Sociologia

Raça e Identidade

A História dos quilombos e os Quilombos na História: Uma questão de identidade
Autora: Mariana de Oliveira Gomes

dezembro / 2014

Esse artigo visa dar um panorama geral sobre a situação histórica dos quilombos, culminando nas problemáticas enfrentadas pelos remanescentes quilombolas hoje. Para isso, faz-se um apanhado dos estudos na área e da constituição, divididos em três frentes principais: A história dos quilombos e os quilombos na História oficial; A luta por “terras tradicionalmente ocupadas” e a questão identitária da negritude, através dos quilombos e pelos quilombolas.

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Relações raciais no Brasil
Autora: Karina Fasson

dezembro / 2011

A discussão sobre relações raciais e racismo no Brasil se mostra fundamental nas salas de aula de um país em que cerca de metade da população é composta por afrodescendentes. Pensando na importância de trazer esse debate para o Ensino Médio, empreende-se uma revisão sobre o estudo das relações raciais no Brasil para, em seguida, apresentar ideias de alguns autores sobre a socialização racial no ambiente escolar e discussões acerca das cotas raciais na universidade.

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A raça em questão: de onde vêm as idéias raciais que predominam na sociedade brasileira?
Autora: Valéria Alves de Souza

junho / 2010

O presente trabalho tem como objetivo a exposição de interpretações sobre o Brasil, no que diz respeito às questões raciais ao longo da sua história. Para tanto, será necessário perscrutar a literatura sobre o tema produzida até hoje. As discussões recentes também serão abordadas. Desse modo, veremos uma parte da história sobre a formação social brasileira que, em grande parte, contribuiu para a construção do ideário racista brasileiro. 

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Florestan Fernandes e os estudos sobre o dilema racial brasileiro
Autor: Wellington Pascoal de Mendonça

junho / 2013

Este trabalho trata, por um lado, das especificidades inerentes à sociologia de Florestan Fernandes e, por outro, de suas contribuições acerca da questão racial no Brasil. Nesse sentido, a fim de se apreender comparativamente as características da produção acadêmica do autor, bem como suas escolhas temáticas, expomos brevemente as contribuições de Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Caio Prado Júnior. Além disso, tratamos do grupo de pesquisa que se formou sob sua liderança quando estava à frente da cadeira de Sociologia I da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP – a chamada Escola Paulista de Sociologia. Por fim, discutimos as perspectivas de Florestan Fernandes acerca da inserção dos segmentos negro e mestiço na então emergente sociedade de classes no Brasil.

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A escola e o racismo: Perspectivas da lei 10.639/2003 e de ações pedagógicas antirracistas
Autora: Luisa Caetano Escobar da Silva

dezembro/2013

O objetivo deste artigo é traçar um panorama do racismo nas escolas brasileiras, levando em conta os 10 anos da promulgação da Lei nº 10.639/2003, conhecida como a lei da obrigatoriedade do ensino da História da África, e considerada uma conquista do Movimento Negro.

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Pontos sobre o debate acerca das ações afirmativas : o ingresso de negros no ensino superior

Autor: Moacir Marques de Lima Junior 

Atualmente, um dos debates mais acalorados existentes no Brasil é o que se dá ao redor da adoção de políticas públicas de acesso ao ensino superior público baseadas, chamadas comumente de cotas raciais ou ações afirmativas. Por este motivo, o texto teórico e o roteiro didático aqui apresentados buscam debater as relações raciais brasileiras e atual debate sobre as ações afirmativas para o ingresso em universidades públicas

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